WAY celebra Semana da Qualidade e Segurança do Paciente com projeto em UBSs de Manaus

Publicado em Categoria: Sem categoria
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Durante cinco dias, duas unidades básicas de saúde receberam palestras e atividades para reforçar conceitos de qualidade e segurança do paciente

 

Entre os dias 11 e 14 de novembro, foi comemorada a centésima Semana da Qualidade e Segurança do Paciente no mundo todo. Para comemorar, a WAY Gestão em Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), desenvolveu um projeto com palestras e atividades para os profissionais das UBSs Mansour Bulbol e Vila da Prata, localizadas, respectivamente, nas Zonas Centro-Oeste e Oeste de Manaus.

Durante os cinco dias, simultaneamente, as unidades receberam palestras sobre o Programa 5S (utilização, arrumação, limpeza, saúde e autodisciplina, traduzidos do japonês), cultura da qualidade, metas de segurança do paciente, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), entre outras atividades.

A consultora de qualidade e uma das palestrantes do projeto, Mary Anne Oliveira, falou sobre a importância e trabalho que os servidores precisam adquirir. “Esses profissionais começam a conhecer novas rotinas e deixam de viver aquele dia-a-dia monótono. A qualidade vem justamente para otimizar processos, mostrando meios mais rápidos e eficazes, que em outros casos poderiam demorar para serem feitos, mostrando o valor de fazermos esses tipos de palestras, agregando ferramentas da qualidade dentro da área da saúde”, disse.
Para Mary, as mudanças tiram os profissionais do lugar comum, fazendo com que as atividades sejam, além de um processo de desenvolvimento, um método eficaz de reciclagem. “A WAY montou as atividades e treinamentos em cima dos horários de atuação dos profissionais, fez o cronograma junto com os gestores, trabalhando essas novas plataformas junto com eles. Isso é muito importante, mesmo para quem já sabe como abordar qualquer processo”, completou.

De acordo com o médico, especialista em gestão e sócio da WAY, Dr. Franco Carneiro, a missão era levar às unidades básicas de saúde, um pouco da cultura organizacional que responde pelo bom funcionamento das instituições que são consideradas modelo de gestão da qualidade. “Queríamos fornecer às UBSs a estruturação de seus processos e o desenvolvimento de uma cultura voltada para a qualidade, que exige de todas as instituições a assimilação dos conceitos e de técnicas que muitas vezes não são consideradas como algo distante da área da saúde, uma vez que foram conceitos que surgiram em organizações industriais”, explicou.

Ele revela felicidade pelo sucesso das atividades desenvolvidas, lembrando que seguir esse caminho é essencial para garantir a qualidade e segurança do paciente, em todos os tipos de instituições. “O grande objetivo da WAY foi iniciar um processo de desenvolvimento de programas e da cultura da qualidade. As instituições e seus colaboradores iniciaram um processo de reestruturação do próprio comportamento, começando com as auditorias do 5S e passando pela implementação de seis protocolos de segurança do paciente para instituições de saúde.

Que partir desta metodologia, várias iniciativas possam ser implementadas com a disseminação de conhecimento e de troca de experiências desses profissionais, uma vez que qualidade é um processo contínuo de desenvolvimento e de aprendizado, onde, em muitas instituições, os sistemas vão requerer muito investimento e consumir bastante tempo. É um processo de melhoria contínua que precisa ser incentivada em todas as organizações”, concluiu.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *